Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-assets-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-plugin-publishers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the yotuwp-easy-youtube-embed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio seox-theme-publishers foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$cache_timeout is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 287

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$views is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 391
Mais Milho: produtor deve avaliar às áreas que viabilizam economicamente para a safra 23/24

ABERTURA DA COLHEITA

Mais Milho: produtor deve avaliar às áreas que viabilizam economicamente para a safra 23/24

Especialistas pontuam que apostar em diversidade de cultura pode ser a saída para minimizar as perdas de rentabilidade diante do alto custo de produção

O cenário do milho no curto prazo é considerado desafiador. Altos custos e a desvalorização do grão, somada a falta de espaço nos armazéns para o recorde de produção, são os principais pontos elencados hoje pelo setor produtivo e que podem impactar nas tomadas de decisões da safra 2023/24. Entre as alternativas para minimizar as perdas de rentabilidade na próxima temporada está a diversidade de cultura, como é o caso do sorgo.

Os desafios para o milho no curto prazo marcaram a Abertura Nacional da Colheita do Milho Segunda Safra nesta quarta-feira (12) no município de Cláudia, em Mato Grosso. O evento oficializou a colheita do cereal no país.

A abertura foi realizada na Fazenda Jaqueline, do produtor mato-grossense Zilto Donadello, e integra a programação do Projeto Mais Milho, realizado pelo Canal Rural em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Abertura colheita milho Mais Milho
Foto: Fernando Martin

Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), André Dobashi, frisou que o agricultor está acostumado a fazer compras antecipadas, principalmente de sementes de milho, uma vez que “é uma coisa normal faltar semente de milho no mercado”.

Segundo Dobashi, é preciso tomar muito cuidado em relação à compra de insumos e ao armazenamento, visto a necessidade de fechar os custos. Na avaliação dele a diversificação de culturas é uma alternativa para o futuro de preços.

“A única opção que a gente tem é fazer uma rotação mais acentuada dentro da propriedade. De uma maneira ou outra, reduzir a área de milho plantando, principalmente na segunda safra, e lançar mão de outras culturas. Por isso, que a gente tem olhado para o amendoim, feijão, trigo, sorgo, para outras culturas que possam capitalizar o produtor na mesma proporção”.

O ano é de muita cautela, conforme o vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Beber. “Talvez seja o ano de fazer algo mais enxuto. Um milho de baixo e médio investimento para tentar fechar achar a conta”.

Beber pontuou ser muito preocupante a situação. “A gente não fala em parar de plantar, mas plantar as áreas que realmente viabilizam economicamente”.

Abertura colheita de milho mais milho
Foto: Fernando Martin

Empresas apostam em tecnologia para ajudar o produtor

De acordo com o administrador técnico de vendas da Ihara, Alan Donel, a maior dificuldade que se tempo no campo é quanto a tecnologia e a eficiência que ela traz.

“Realmente é um desafio que a gente tem. A Ihara tem buscado trazer cada vez mais tecnologias e soluções que ajudem ao produtor. E, a questão da diversidade de cultura também é importante e certamente nós buscamos aí a melhor proposta para o produtor e fazer com que ele produza cada vez mais”.

O diretor de Negócios de Milho da Bayer, Rodrigo Nuernberg, destacou que a agricultura é feita de fases e que se tem muito o que aprender com isso.

“Não é a primeira crise em relação a preços de commodities que temos. Já passamos por várias delas e vamos passar ainda. O produtor está fazendo o seu papel. Estamos crescendo com o milho em cima de produtividade. O produtor brasileiro é um dos mais competentes do mundo, se não o mais competente”, disse.

Sobre a próxima safra de milho, Rodrigo Nuernberg pontuou que é importante entender a conjuntura do mercado. Apesar de estar produzindo uma safra recorde com mais de 125 milhões de toneladas de milho, salientou ele, o Brasil conta com um estoque de passagem projetado em oito milhões de toneladas, o que presente cerca de 6,5% da produção.

“É muito pouco. Não é diferente do mundo, que está produzindo 1,2 bilhão de toneladas de milho e se estima um estoque de passagem ao redor de 300 milhões de toneladas, que é abaixo da média histórica”.

Abertura colheita de milho mais milho
Foto: Fernando Martin

Sorgo é amigo e não inimigo do milho

O sorgo é visto como uma alternativa para a diversificação de cultura junto ao milho para rentabilizar o produtor. Rústico, o sorgo é uma cultura que cicla nutrientes e que necessita da metade da água que o milho precisa.

Segundo o representante comercial da Brevant Sementes, Willian Possamai, os híbridos de sorgo que se tem no mercado hoje evoluíram tanto quanto os híbridos de milho e é possível se ver produtividades de 160, 170 sacas por hectare.

“O ano é desafiador e temos que enxergar as oportunidades de mercado e o sorgo está aí para ser o melhor amigo do milho”.

 

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Canal Rural

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133