Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-assets-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-plugin-publishers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the yotuwp-easy-youtube-embed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio seox-theme-publishers foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$cache_timeout is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 287

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$views is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 391
Conheça 6 roteiros imperdíveis em Mato Grosso | Canal Rural

Conheça 6 roteiros imperdíveis em Mato Grosso

Mato Grosso é o terceiro maior estado brasileiro: com 903 km², só perde em tamanho para Amazonas e Pará. Nessa área toda, alternam-se planaltos, chapadas e planícies, além de vegetação de Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica. Ou seja, Mato Grosso tem muita beleza natural e atrações turísticas de cair o queixo. Reunimos algumas delas em 6 roteiros imperdíveis pelo estado. Confira!

Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães
Fonte: Wikipédia

O município de Chapada dos Guimarães fica a 65 km da capital Cuiabá e tem atrações que não acabam mais, veja só:

  • 46 sítios arqueológicos;
  • 2 sítios paleontológicos;
  • 59 nascentes;
  • 487 cachoeiras;
  • 3.300 km² de Parque Nacional;
  • 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental.

O principal ponto turístico é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989 e que protege amostras significativas dos ecossistemas locais, assegurando a preservação dos recursos naturais.
Alguns pontos turísticos não podem ficam de fora da sua viagem. É preciso se organizar para conhecer, por exemplo, a cachoeira do Pulo, o mirante do Centro Geodésico da América do Sul, a cachoeira do Véu da Noiva, a caverna Aroe Jari, a Cidade de Pedra e os famosos paredões da Chapada.

Nobres

A região de Nobres tem uma enorme variedade de passeios, que agradam a todo tipo de viajante, desde os aventureiros até os mais familiares.

Entrando em contato com alguma uma agência de turismo local, pode-se fazer parapente, tirolesa, boia-cross e mergulho de cilindro. Além disso, é possível conhecer a cachoeira da Serra Azul e a cachoeira Vai-Quem-Quer. Se você estiver com vontade de fazer flutuações, a região de Nobres é o local certo. Lá, tem o Aquário Encantado, o Rio Triste, o Refúgio Água Azul, o Vale das Águas e o Reino Encantado.

Para finalizar o dia, não deixe de conhecer a Lagoa das Araras, escutar o barulho das aves e aproveitar o pôr do sol.

Cáceres

Cáceres
Fonte: Wikipédia

Cáceres fica a 215 km da capital do estado e é um local privilegiado para quem gosta de pescaria – tanto que a cidade sedia o maior torneio da categoria no Brasil, o Festival Internacional de Pesca. Mas quem não é de “vara e anzol” também tem muito o que ver na região. O mais indicado é fazer um passeio de chalana – barco típico da região do Pantanal – para uma expedição fotográfica. É comum encontrar ninhos de pássaros de diversas espécies e animais típicos da fauna pantaneira.

O centro histórico de Cáceres é um passeio excepcional, pois ali há vários casarões do século 19. Além disso, a região possui várias cavernas e lagos, como as lagoas de Gaíva, Mandioré e Uberaba e as grutas do Barreiro e do Quilombo. A cidade também oferece trilhas para caminhada, cachoeiras, balneários e prainhas.

Barra do Garças

Barra do Garças
Fonte: Wikipédia

O município é banhado pelos rios Araguaia e Garças e fica localizado a 515 km de Cuiabá. Há várias serras no entorno e, entre elas, brotam vários córregos, criando diversas cachoeiras. Muita gente considera a região como um santuário místico e metafísico.

Um destino bastante conhecido por ali é a Serra do Roncador, que possui esse nome graças ao vento que passa pelos paredões rochosos durante a noite, produzindo um som que assemelha ao ronco de uma pessoa dormindo. No meio da serra, tem um lago chamado O Portal, com água cristalina.

Dois parques no município são destinos certos para quem procura diversão e contato com a natureza. O parque Águas Quentes possui piscinas hidrotermais, toboágua e restaurantes. Já se a busca é por aventura, a dica é o Parque Estadual da Serra Azul, com cachoeiras, fendas e cavernas, além de sítios paleontológicos e arqueológicos.

Poconé

Poconé fica a 100 km da capital do estado e é banhada pelos rios Cuiabá e Paraguai. A cidade é o principal acesso para a estrada-parque Transpantaneira, que é a porta de entrada para o Pantanal Mato-grossense, habitat de jacarés, tuiuiús e onças-pintadas. Recomenda-se dirigir com a velocidade baixa para apreciar a bela paisagem do Cerrado e observar as várias espécies de animais. Ao todo, o Pantanal abriga 650 espécies de aves, mais de 200 de peixes e 80 de mamíferos.

Ao fazer passeios de barco, é possível assistir a revoadas de andorinhas no nascer do sol ou ver pôr do sol no Rio Pixaim. Além disso, é possível passear pelos casarões coloniais do centro histórico da cidade.

Jaciara

Jaciara fica a apenas 145 km de Cuiabá e é conhecida localmente como a Capital dos Esportes Radicais, por possuir grutas, cachoeiras e corredeiras. Muitos adeptos de rafting e rapel visitam Jaciara em busca de adrenalina.

Também existem atividades familiares, como o Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça, com piscinas, toboáguas, cascatas, cachoeiras, quiosques e trilhas. A 15 km do centro, encontra-se a Fazenda Castanheira, onde fica o Sítio Arqueológico Vale das Perdidas, que tem pinturas rupestres. Já na Fazenda Vertente, a Caverna que Chora tem diversas galerias e salões de arenito.

E aí? Curtiu nossas dicas para Mato Grosso? Deixe seu comentário nas nossas redes sociais.


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133