Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-assets-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-plugin-publishers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the yotuwp-easy-youtube-embed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio seox-theme-publishers foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$cache_timeout is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 287

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$views is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 391
Estudo aponta aumento de 22,9% na importação de fertilizantes |

Estudo aponta aumento de 22,9% na importação de fertilizantes

Portos do Paraná continuam sendo a principal porta de entrada do produto no Brasil

porto, fertilizantes
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Um estudo feito pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) mostra que as importações brasileiras de fertilizantes tiveram um aumento significativo de 2019 a 2023 e que o Porto de Paranaguá continua sendo a principal porta de entrada do insumo. Em cinco anos, de 2019 a 2023, os desembarques de adubos no brasil cresceram 22.9%.

O Anuário Logístico da Conab mostra que em 2019 o Brasil recebeu 34 milhões de toneladas de fertilizantes, número que passou em 2023 para mais de 42 milhões de toneladas. Já os terminais do Portos de Paranaguá receberam 9 milhões de toneladas, e em 2023, esse número saltou para 10 milhões e 530 mil toneladas.

O levantamento também aponta os 3 principais estados importadores do produto no país: Mato Grosso, responsável por 16,6% do volume de adubos importados, seguido do Rio Grande do Sul, com 15,7%, e Paraná com 13,7%.

Recentes investimentos feitos na estrutura marítima do terminal de Paranaguá trouxeram ganhos operacionais e potencial de receber navios maiores do segmento. A capacidade estática de armazenagem dos Portos do Paraná é de mais de 3 milhões de toneladas de fertilizantes.

O diferencial, conta Gabriel Vieira, diretor de operações portuárias dos Portos de Paranaguá, estaria no investimento em obras de dragagem e derrocagem: “Elas possibilitam ampliar o calado operacional dos grandes navios que trazem o fertilizante para 12 metros e 80. Isso é eficiência e esse navios podem trazer mais produtos na mesma operação, reduzindo custos ligísticos”.

A capacidade média diária de recepção nos terminais do estado do Paraná é de aproximadamente 30 mil toneladas e a disponibilidade de infraestrutura para a descarga também garante a eficiência e agilidade nas operações. São 3 berços dedicados no cais público, outros dois que atendem o píer privado e mais dois berços em Antonina. De acordo com o Coméx Stat, portal para acesso gratuito às estatísticas de comércio exterior do Brasil, no primeiro trimestre deste ano o país importou 7 milhões e 184 mil toneladas de fertilizantes. Deste volume, 1 milhão e 880 mil – 27% do total – foi movimentada pelos Portos do Paraná. No ranking de principais países que desembarcam o produto no estado estão China, Rússia e Canadá.


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133