Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-assets-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-plugin-publishers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the yotuwp-easy-youtube-embed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio seox-theme-publishers foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$cache_timeout is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 287

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$views is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 391
Milho representa quase 35% do faturamento das propriedades, diz Sindicato Rural de Maracaju

Mato Grosso

Milho representa quase 35% do faturamento das propriedades, diz Sindicato Rural de Maracaju

Apesar das boas expectativas, produtores terão de ser cirúrgicos diante dos custos da 2ª safra no MS

As expectativas para a segunda safra de milho são positivas e o Brasil tem chance, segundo especialistas, em superar os Estados Unidos e se tornar o maior exportador do grão. O crescimento nos embarques tem animado os agricultores sul-mato-grossenses, que hoje registram com o cereal cerca de 35% do faturamento em suas propriedades.

A previsão para a safra total brasileira de milho 2022/23 é de 123 milhões de toneladas, das quais 76% oriundas da segunda safra. A estimativa é que sejam exportadas quase 50 milhões de toneladas do grão. Somente no Mato Grosso do Sul são previstas para a segunda safra 11,2 milhões de toneladas de milho.

Campo Grande, capital do estado, foi sede da abertura nacional do plantio do milho segunda safra e palco do lançamento da sétima temporada do projeto Mais Milho nesta quarta-feira (15).

Presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, pontua que o crescimento nos embarques no estado deve ocorrer principalmente para a China, além de outros países. Nós temos a expectativa de que o produtor realmente tenha um valor agregado melhor no seu produto mais para a frente”.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fábio Caminha, a importância do milho é crescente nas propriedades do estado.

“A gente não consegue viabilizar a propriedade sem ter a segunda safra. Na nossa propriedade cerca de 30%, 35% do faturamento está na cultura do milho”, diz Caminha.

Produtor deverá ser cirúrgico com os custos

Apesar das boas expectativas com o volume a ser colhido e consumo do mercado interno e externo, os produtores de milho terão de ser “cirúrgicos” no que diz respeito aos custos de produção e frete.

Milho
Foto: Tony Oliveira/CNA

“O milho desta safra inicia com um custo de produção 27% superior ao ano passado. Então, o produtor tem que olhar muito a questão das suas margens”, frisa o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja MS), André Figueiredo Dobashi, a racionalização dos investimentos já é realidade.

“Com a elevação dos custos, a gente tem que racionalizar o investimento e acaba sendo um desafio para o produtor, que está esperançoso por uma brecha para tirar a primeira cultura do campo [soja] e plantar o milho”.

Mato Grosso do Sul nesta segunda safra 2022/23 deverá plantar 2,32 milhões de hectares. Destes, apenas 5% foram semeados até o momento em decorrência ao atraso da colheita da soja.

Gerente de marketing Oeste da Brevant Sementes/Corteva, Daniela Barros, destaca que diante da situação e elevação de custos o produtor deve “usar toda a informação que ele tem e todas as pessoas que estão presentes na fazenda como aliados”.

Lançamento Mais Milho Campo Grande
Foto: Pedro Silvestre/ Canal Rural Mato Grosso

A utilização da tecnologia é outro ponto para agregar valor. Edésio Vilela, gestor comercial da Ihara para Goiás e Mato Grosso do Sul, comenta que a cada ano as empresas buscam levar novas tecnologias para o campo “agregando, melhorando produtividade para que o produtor progrida e tenha uma safrinha de qualidade, uma safrinha melhor e mais produtiva”.

Segundo o diretor de Negócios de Milho da Bayer, Rodrigo Nuernberg, “é importante que cada região entenda como usar os insumos e o manejo corretos para que consiga ter sucesso diante desse cenário um pouco mais desafiador do que aquilo que a gente encontra normalmente”.

Mais Milho leva informação ao campo

O projeto Mais Milho em 2023 chega a sua sétima temporada e tem como objetivo abordar os desafios da nova safra do cereal dentro e fora do campo.

“O projeto Mais Milho é um projeto de informação, de capacitação. De trazer realmente assuntos e termas que possam contribuir e que possa obter maiores produtividades, traze mais renda e benefícios ao produtor”, explica o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira.

 

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Canal Rural

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133