Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-assets-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-plugin-publishers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the yotuwp-easy-youtube-embed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio seox-theme-publishers foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$cache_timeout is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 287

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$views is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 391
Programa detalha a importância da fiscalização dos Creas no Brasil

Agronomia Sustentável

Programa detalha a importância da fiscalização dos Creas no Brasil

Equipe visitou os estados de Maranhão, Espírito Santo e São Paulo para mostrar o trabalho dos agentes na construção civil e em propriedades rurais

A atuação de engenheiros e agrônomos na fiscalização é destacado no quinto episódio da quarta temporada da série Agronomia Sustentável. A equipe viajou para o Maranhão, Espírito Santo e São Paulo para mostrar o trabalho desses profissionais na verificação de conformidade de empreendimentos urbanos e rurais.

No estado do Nordeste, o engenheiro mecânico Wesley Costa atua desde 2019 como superintendente do setor de Fiscalização do Crea-MA. “A exemplo, temos a operação ‘Balança, mas não Cai’, da Câmara Civil, onde fiscalizamos prédios com possíveis problemas estruturais que possam causar problemas à sociedade”, ilustra.

Segundo ele, também existem outras operações demandadas pela Câmara Elétrica, como a fiscalização de provedores de internet e de emissoras de rádio e TV. Até a segunda semana de outubro deste ano, o conselho maranhense já havia realizado 7.804 ações fiscalizatórias.

O agente fiscal Adão Júnior enfatiza que uma obra precisa contar com um responsável técnico, com as devidas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), bem como uma placa que indique o nome do profissional à frente.

Como o agente atua na fiscalização

fiscalização CREA-ES
Fiscalização Crea-ES. Fotos: Reprodução Canal Rural

A equipe do Agronomia Sustentável também visitou as obras de um terminal de armazenamento de combustíveis para mostrar, na prática, o trabalho desempenhado pelo Crea. O agente fiscal Joedson Martins conta que, nesta obra específica, faltou a apresentação da ART de execução, relativa ao canteiro de obra. Aliás, a documentação é o primeiro aspecto a ser levantado pelos profissionais.

Além da parte estrutural, os técnicos também precisam se preocupar com o impacto em torno da obra. O engenheiro civil Robert Pedrosa reconhece a importância da fiscalização. “Ter o apoio do Crea é fundamental para que a gente desenvolva tecnicamente aquilo que é exigido, aquilo que aprendemos em nossa profissão […]”, considera. O trabalho de inspeção por parte do Conselho é feito durante todas as etapas da obra.

Obras em funcionamento

Além de obras em andamento, o Crea-MA trabalha também de forma preventiva em obras já concluídas, geralmente em ambientes com alto fluxo de pessoas, como hospitais, shoppings e hotéis.

Assim como em empreendimentos que estão em construção, a primeira visita dos fiscais em prédios já em funcionamento também é orientativa. “Normalmente, quando se vai para um empreendimento desses, se pede laudos da parte de ar condicionado, da parte elétrica, sempre embasado na questão das normas porque elas organizam toda a ação de nosso Conselho”, conta o engenheiro mecânico Walter Machado.

Já quando a fiscalização é feita em propriedades rurais, cabe aos agentes avaliarem o licenciamento ambiental e o descarte adequado de embalagens de agrotóxicos. “Quando o fiscal vai em uma propriedade, ele não verifica somente a área da agronomia, mas também a área civil, se tem construção de silo, galpão, a área de mecânica, quem faz a manutenção de maquinário, ver também a questão da engenharia elétrica, se tem geradores, subestação […]”, detalha a engenheira agrônoma Jonalda Pereira.

Fiscalização orientativa e educativa

No Crea Espírito Santo, a fiscalização atua em duas vertentes: a pedagógica tem o objetivo de informar e orientar os responsáveis por empresas e a punitiva, aplicada quando esgotadas as possibilidades educativas de regularização da obra ou serviço.

O presidente do Conselho capixaba, Jorge Silva, conta que antigamente havia apenas a vistoria fiscal, ou seja, cartorial e arrecadadora. “[Era visto] se tinha a ART, se tinha o pagamento das anuidades por parte dos profissionais e das empresas, se tinha, estava tudo certo. Hoje não, temos vistorias fiscais e técnicas onde nós temos engenheiros, fazemos uma fiscalização multidisciplinar, técnica. Saímos de 23 mil profissionais devidamente ativos no Crea para 41 mil […]”, informa.

Atuação do Crea em propriedades rurais

A equipe do programa também visitou o interior de São Paulo para mostrar como o Crea atua na fiscalização no campo. Em Araraquara, por exemplo, a cana-de-açúcar é o destaque. De acordo com dados de 2021 da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a região possui uma produção avaliada em R$ 6,2 bilhões.

A agrônoma e agente fiscal do Crea-SP, Sandra Fernandes, explica que o trabalho consiste em solicitar na propriedade ou empresa rural o registro dentro do Conselho e também a indicação de um responsável técnico. “Isso é o que a gente mais prima e espera que aconteça no agro porque o trabalho do responsável técnico é extremamente importante e faz toda a diferença para qualquer empresa desse segmento e de todos os outros da engenharia e da tecnologia”, afirma.

Importância do engenheiro agrônomo em fazendas

propriedade rural

O produtor rural Francisco Malta administra uma das propriedades pioneiras na produção de café do estado de São Paulo. Para acompanhar a evolução do setor, há quae 15 anos ele conta com a assistência técnica do engenheiro agrônomo Denilson Pelloso.

“O engenheiro agrônomo como responsável técnico da propriedade acaba se atentando a todos os fatores de produção, desde fazer o planejamento, o plantio, a adubação, o defensivo e as visitas periódicas para olhar a existência de pragas e a recomendação com a receita do defensivo correto”, explica o profissional.

Já Malta lembra que produtores rurais geralmente não são agrônomos e, portanto, devem seguir o que o especialista recomenda. “É como se fosse um médico em que você visita por estar com uma dor de cabeça e ele recomenda o que você deve tomar, ou seja, você não pode decidir por si só o que vai fazer, como uma automedicação. Na lavoura tem muito disso também. Então se deve ter o técnico para recomendar o produto certo, na hora certa e na quantidade certa”.

Alimentação saudável: da fazenda à mesa

Uma das responsabilidades do Crea é garantir a produção de alimentos saudáveis por meio da atuação de técnicos responsáveis. Sandra lembra que o produto que está sendo produzido na terra vai diretamente para a mesa das pessoas. “A tecnologia avança em um rapidez absurda e o engenheiro agrônomo é quem pode informar e ajudar para que essa produção seja muito melhor tecnificada e, inclusive, com resultados financeiros porque a engenharia de maneira geral tem essa responsabilidade com a população, com a sociedade de uma forma que, muitas vezes, nem ela consegue dimensionar”, constata.

O próximo episódio da série Agronomia Sustentável vai destacar o papel da mulher no mercado de trabalho e na lidernaça dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia.

O programa Agronomia Sustentável é uma realização do Conselho Federal e Regional de Engenharia e Agronomia (Confea e Crea), Mútua e Canal Rural. Os episódios vão ao ar aos sábados, às 9h, com reprise no domingo, às 7h30 (horários de Brasília). Mas também é possível acompanhar todos eles, desde a primeira temporada, no site do projeto.


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133