Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-assets-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the seox-plugin-publishers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the yotuwp-easy-youtube-embed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio seox-theme-publishers foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$cache_timeout is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 287

Deprecated: Creation of dynamic property YotuWP::$views is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-content/plugins/yotuwp-easy-youtube-embed/yotuwp.php on line 391
Chuvas no Centro-Oeste e frente fria intensa no Sul marcam a previsão desta semana

PREPARE-SE

Chuvas no Centro-Oeste e frente fria intensa no Sul marcam a previsão desta semana

Uma nova frente fria com cavado associado traz chuva e temporais para os três estados do Sul entre terça e quarta-feira

chuva de granizo
Foto: Pixabay

Confira a previsão do tempo para a semana de 30 de setembro a 4 de outubro:

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Sul

A segunda-feira começa com sol e pancadas de chuva no oeste e sul do Rio Grande do Sul, devido à formação de novas áreas de instabilidade. Porto Alegre, Serra e norte do estado terão tempo firme e temperaturas em elevação. Não chove em Santa Catarina e no Paraná neste início de semana.

Uma nova frente fria com cavado associado traz chuva e temporais para os três estados entre terça e quarta-feira, com possibilidade de rajadas de vento intensas, que podem passar de 100 km/h, e queda de granizo em todas as áreas. Isso pode danificar lavouras e estruturas agrícolas, além de causar queda de árvores e cortes no abastecimento de energia. A chuva nesses dois dias varia entre 50 e 100 mm, o que inviabiliza o trabalho no campo e coloca, principalmente, o Rio Grande do Sul em alerta para alagamentos e deslizamentos, devido ao solo ainda saturado pela chuva da semana passada.

Na quinta-feira, alerta para queda de temperatura no Rio Grande do Sul, com mínimas abaixo de 4 °C no centro-sul do estado, trazendo risco de geada. Na sexta-feira, o risco de geada se restringe à Serra catarinense e ao sul do Rio Grande do Sul.

Sudeste

A semana começa com previsão de chuva leve entre o leste e nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo, sem risco de grandes volumes. O sol ainda predomina em todo o Sudeste, com temperaturas em alta em São Paulo e Rio de Janeiro. Em Araçatuba, São Paulo, as máximas podem ultrapassar os 40 °C nos próximos dias. O interior paulista e o Triângulo Mineiro apresentam baixa umidade do ar.

Nos próximos cinco dias, a chuva acumulada varia entre 10 e 20 mm no leste de São Paulo, divisa com Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e no extremo leste de Minas Gerais. O tempo seco e o calor continuam prejudicando os cafezais em fase de floração nos quatro estados e não é recomendado o início da semeadura da safra 24/25, devido à alta temperatura do solo e falta de umidade. O risco de focos de incêndio aumenta nos próximos dias, principalmente em Minas Gerais, exigindo atenção dos produtores no manejo com fogo.

Centro-Oeste

A semana começa novamente com calor intenso no Centro-Oeste e pancadas irregulares no norte e noroeste de Mato Grosso. O tempo permanece firme em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, com baixos índices de umidade do ar. Há alerta para temporais entre quarta e sexta-feira em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde um cavado potencializa o risco de queda de granizo e rajadas de vento acima de 80 km/h, podendo danificar lavouras, estruturas agrícolas e causar quedas de árvores e cortes no abastecimento de energia.

Nos próximos cinco dias, os volumes de chuva variam entre 20 e 35 mm no oeste, sul e norte de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e extremo sul de Goiás. Isso eleva a umidade do ar e diminui o risco de incêndios, contribuindo para a reposição hídrica do solo. No entanto, ainda não é suficiente para garantir o início da semeadura da safra 24/25. Lavouras e pastagens seguem prejudicadas em Goiás devido à falta de umidade, e o risco de incêndios continua em alta. Com a umidade relativa do ar abaixo de 20%, o tratamento fitossanitário não é recomendado esta semana no estado goiano, e os produtores devem evitar o manejo com fogo.

Nordeste

Muito sol e calor marcam a última segunda-feira de setembro no Nordeste. O interior da região permanece seco e quente, com ventos moderados. Chove apenas na costa leste, de forma moderada, em Salvador, Aracaju, Recife e Maceió. Em cinco dias, o acumulado de chuva fica entre 10 e 15 mm no litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e no sul do Maranhão.

Nas áreas do interior, persiste a restrição hídrica e o risco potencial de incêndios. Com a umidade do ar abaixo de 20%, o tratamento fitossanitário não é recomendado esta semana. Os produtores devem evitar o manejo com fogo e se hidratar bastante ao trabalhar no campo, já que as temperaturas podem chegar a 40°C no Piauí e no interior da Bahia.

Norte

A semana começa com pancadas de chuva, raios e possibilidade de temporais no Acre, norte de Rondônia, Amazonas, noroeste e oeste do Pará e no sul de Roraima. No sul do Pará, a chuva pode ocorrer intercalando períodos de tempo mais estável.

A boa notícia é que o acumulado de chuva nos próximos dias varia entre 40 e 50 mm no Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará e norte do Tocantins. Isso eleva a umidade do ar e reduz o risco de incêndios, além de ajudar na reposição hídrica do solo. No entanto, as chuvas podem vir em forma de temporais, com rajadas de vento superiores a 50 km/h, podendo causar transtornos.

Nas demais áreas, a semana será de tempo firme e ensolarado, mantendo o centro-sul do Tocantins em alerta para focos de incêndio. A situação dos rios na região segue preocupante, afetando a logística e a produção de energia nas hidrelétricas locais. A normalização dessa situação é esperada apenas entre dezembro e janeiro.


Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /var/www/canalrural.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-scripts.php on line 133